sexta-feira, 23 de maio de 2014

Raspberry Pi – O pequeno notável

Enquanto a tecnologia avança para o desenvolvimento de sistemas cada vez mais complexos, potentes e com valores exorbitantes em Cambridge Londres um grupo de 6 pessoas desenvolve um MiniPC do tamanho de um cartão de crédito que pode executar muitas das funções de um desktop, como planilhas, processamento de texto e jogos que custa em média de US$ 40 valor um preço extremamente abaixo do mercado.
Raspberry Pi - Hardware
A principio o Raspberry Pi tinha apenas fundamentos educacionais com o  objetivo de estimular crianças para o mundo da programação dentro das escolas. Segundo Pete Lomas um dos criadores do Raspberry Pi e outro grupos de cientistas perceberam que os jovens não estavam mais hackeando seus desktops, não desmontavam e remontavam hardware e nem melhoravam seu software, pois tinham receio de danificar os seus computadores e o prejuízo ser alto, foi a partir deste conceito que decidiram em criar um PC “manipulável” e com melhor custo x benefício. Entretanto o mini computador começou a ganhar dimensões maiores, isso porque o seu sistema trabalha com código aberto o que está abrindo novas possibilidades e aplicações com o computador. O sucesso é tão grande que desde o seu lançamento em 2011 já foram vendidos mais de 2.500.000 de unidades.
Suas Características são: Dimensões, 85,6 x 56,98 x 17 mm, memória ram de 512MB, 2 portas USB 2.0, sistema operacional Linux instalado em um cartão de memória, entrada para cabo de rede (10/100 Ethernet - RJ45), saída de audio, uma saída de vídeo composto e porta HDMI 1080p.
Embora o Raspberry Pi tenha um excelente preço no exterior, aqui no Brasil as tributações acabam encarecendo o produto mas mesmo assim o valor é bem abaixo com relação a computadores convencionais a média no país sai em torno de R$ 180,00.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Postagens em destaque!

CHAMADO

Há 10 anos quando iniciei o projeto Dzainy tinha em mente a educação através de um conceito virtual visando a prática de trabalho cada vez ...